quinta-feira, 28 de junho de 2012

Como jogar UNO com BARALHO NORMAL


Para você que conhece o jogo do UNO, já jogou com amigos, mas ainda não tem as cartas originais do jogo vou mostrar um jeito que eu e minha família inventamos para jogar esse viciante jogo com BARALHO NORMAL.

Para você que talvez ainda não comprou as cartas do UNO por achar um pouco salgado o preço, ou por economia, mas tem em sua casa BARALHO NORMAL vai a dica que eu e minha família inventamos: Assista o vídeo no final.

Você vai precisar de dois jogos de cartas do BARALHO NORMAL completos, ou seja, com os CORINGAS, no nosso caso cada jogo vem com dois CORINGAS, essas cartas serão usadas. 

Vou mostrar o nosso jeito de jogar, mas você pode adaptar do seu jeito:
No jogo do UNO existem 4 cores (amarelo, vermelho, azul e verde) também existem as cartas +4, +2, volta e bloqueio. 

No BARALHO NORMAL existem 4 NAIPES, copas, espadas, ouro e paus, estas cartas podem muito bem substituir as 4 cores do jogo.
Para as cartas +4 usamos os CORINGAS (4 no total, pois são duas de cada jogo de carta)
Para as cartas +2 usamos a DAMA

Para as cartas VOLTA usamos a carta VALETE.

Para as cartas BLOQUEIO usamos a carta REI

Para as cartas MUDAR DE COR usamos a carta ÀS

Como jogar:
As regras são as mesmas: embaralhamos as cartas e distribuímos 7 para cada jogador, então coloque na mente que os NAIPES são as cores do jogo, exemplo: No jogo do UNO se fosse a carta VERDE número 7 que estivesse na mesa o jogador teria a opção de jogar qualquer carta verde ou uma carta de outra cor que tenha o numero 7, no nosso caso, se for o 7 COPAS que esta na mesa o jogador tem a opção de jogar qualquer carta que tenha COPAS ou qualquer outra que tenha o número 7. 

As demais jogadas são como as do UNO, para um jogador bloquear o outro, por exemplo: no UNO um jogador encontra na mesa a carta 3 VERMELHO , para bloquear ele precisará do bloqueio VERMELHO, porém se o outro jogador tiver na mão um bloqueio amarelo ele pode jogar em cima do VERMELHO, no nosso caso esta na mesa o 3 de paus, para bloquear o jogador precisará ter a carta REI de paus (no caso de minha família escolhemos a carta REI para usar como BLOQUEIO) porém se o outro jogador tiver na mão a carta REI (BLOQUEIO) de COPAS ele pode jogar em cima da carta REI de PAUS ou seja, quando o jogador encontra na mesa uma carta BLOQUEIO (no nosso caso a carta REI) ele pode usar por cima dela qualquer BLOQUEIO (REI). E assim também se da com a carta VOLTA (no nosso caso VALETE) As cartas de compra +2 também segue essa regra.   

Enfim a Regra é a mesma do UNO, no nosso caso ao invés de o jogador gritar UNO quando ficar com 1 carta na mão o jogador grita REI, nesse caso você escolhe a palavra. 

Espero que tenham gostado da dica e que se divirtam assim como eu e minha família nos divertimos, qualquer dúvida deixe sua pergunta, seu comentário que assim que puder responderei...

Veja o vídeo ensinando a jogar UNO com BARALHO normal

Um comentário: